quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mãeeeeeee! Where are you?!

Estou exausta! 
Apodera-se de mim um cansaço que apesar de também físico é muito mais emotivo e, que por isso, dói consideravelmente mais do que qualquer outro, de outra espécie ou género.
Sinto falta de viver a palavra família no sentido mais restrito... sinto falta de viver a minha família! E aí somos quatro e não apenas três! Sinto a ausência das nossas conversas ao jantar, mas também dos nossos silêncios. Sinto a ausência do corropio no corredor cá de casa, do pai a correr à apanhada com os filhos.
E já que falamos em corropio, os meus dias são passados numa correria sem tréguas, entre trabalho, colégio, colégio, trabalho, aulas de violino, catequese, e mais aulas de violino. A isto juntam-se os trabalhos de casa, os banhos, os ensaios de violino diários, as compras essenciais e, claro, as lides domésticas reduzidas ao mínimo.
Hoje não tenho tempo para mim. Se já me queixava no passado, hoje sei que de facto vivo para o trabalho e para os meus filhos. Chego a não ter sequer tempo para coisas básicas como tomar um banho relaxante, ou colocar creme hidratante no corpo, ou secar o cabelo depois do banho, ou fazer a depilação.
Mas tudo isto seria o de menos.
"Mãe vem buscar-me ao meio-dia!"
"Mãe não te esqueças de estar aqui quando eu sair do ballet!"
"Mãe não sais aí do banquinho até eu sair da catequese!"
"Mãe... mãe... mãe!"
Céus! Que é isto?!
Só pedidos... só exigências... 
Não esperava, é certo, que uma criança de cinco anos fosse o exemplo de perfeição mas exijo-lhe o mínimo - educação e respeito - o minímo que para mim qualquer pai ou mãe não apenas pode como deve exigir.
Acabo de escrever este post e hesitar a sua publicação. Mas, de facto é para isto que este cantinho, apesar de público, serve, para refletir o que me vai na alma, para me recordar daqui a meses e anos também as provações... porque a vida, queiramos ou não, gostemos ou não, é feita também de momentos menos positivos. Isso é que nos torna seres humanos e não máquinas. Isso é que nos faz valorizar ainda mais os bons e deliciosos momentos!

2 comentários:

  1. Tanta semelhança entre as nossas vidas! Também tenho dois filhos, um de 5 anos e outro de 20 meses, e o marido fora! Sinto exactamente o mesmo! Não temos tempo para nós, para relaxar! E quando temos, lembramo-nos logo de mais mil coisas que há para fazer! Eu neste momento já nem consigo estar sentada quieta! Parece que já ganhei o ritmo de andar sempre a correr e já não me sinto bem sem fazer nada! Temos de ser fortes 24h por dia, todos os dias! Até chegar o dia em que começamos a sentir a exaustão a tomar conta de nós. Óbvio que o psicológico influencia muito, a falta de emoções! Não ter um companheiro, um abraço, um ombro para chorar! Um beijo, uma carícia! Ser mãe e trabalhadora, só! É tal a correria do dia a dia, que até tonturas sinto! Parece que a vida está a passar ao nosso lado e não a estamos a viver! Somos máquinas! Dói, dói muito no coração, na alma! Por isso partilho tudo o que sente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente sei que não estou sozinha Claúdia! Acredite que esse facto não me alenta, pelo contrário, reforço o que digo a família quer-se família, junta. Encontre aqui um cantinho para os desabafos de mãe... beijinhos gds e obrigada.

      Eliminar