terça-feira, 30 de agosto de 2016

Oh tempo volta pra trás!

Há pelo menos 5 anos (se não mais) que não fazíamos férias em junho, o nosso mês de eleição desde sempre.
Este ano, por força das circunstâncias profissionais (as tuas) e parentais (as nossas) fomos obrigados a pensar seriamente no assunto (grande sacrifício!). E, não sendo novidade para nós, conseguimos o mesmo de sempre, com extrema qualidade, com muito menos confusão que as habituais férias no mês de agosto e a um preço muito mais simpático.
Os miúdos adoraram esta pausa a meio do ano. A M. até justificou o feliz acontecimento com o facto de ter entrado de férias no preciso dia em que metemos pés ao caminho rumo ao sul. E eu, bom, não precisei de justificação alguma para parar uma semana e fazer as férias tão merecidas. Trancar a sete chaves, ainda que por uma semana apenas, azáfamas, preocupações, penas e lamentos... e, apenas, viver! Respirar bom ar! Buscar energia à energia do sol!
Foram boas as nossas férias e como sempre souberam a pouco, e hoje, em pleno agosto - altura em que estaria de férias em terras algarvias -, já as recordo com melancolia e saudade. E tenho mais do que motivos! Não é que há mais de 35 anos que a água do mar não estava tão quente?! Sacrilégio! A vontade era mesmo voltar e ficar por lá até não poder mais!
Foi uma semana que passou a seu ritmo. Sentimos que estávamos de férias. Sem pressas, sem atropelos, respeitando as vontades divergentes. Uma semana de muita brincadeira, de grandes conquistas, de mergulhos intermináveis e de encontros que irão permanecer.
Mas, bom, enfim, como diz o ditado "o que não se pode, se excusa"! Acabamos também por aproveitar uma semana e uns dias em agosto para passear, ir à praia, viver a quatro, saborear demorados almoços e deliciosos petiscos (a balança não engana), estar com as pessoas de sempre - os que nos dizem tanto mesmo privando menos do que gostaríamos. 
Aproveitar a minha cidade tão linda. A cidade "fashion" em que o Porto se transformou. Com ruas fantasticamente restauradas, novas lojas - gírissimas!, uma imagem cada vez mais atual mas sempre atenta ao que nos distingue e torna únicos. Uma cidade com um ritmo que até a nós portuenses nos surpreende e inspira. Um Porto renovado que nos enche de orgulho!
Tivemos ainda tempo para aproveitar uma cidade que adoro por honrar tradições e oferecê-las como herança com vaidade. Viana do Castelo, cidade namoradeira que nos lenços põe o coração, cidade da mordomia de coração ao peito e de ruas vestidas a preceito.
Umas férias onde não faltou diversidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário