quarta-feira, 24 de junho de 2015

Eu ainda sou do tempo...

Eu ainda sou do tempo em que o S. João juntava amigos e família à volta de uma fogueira de sardinhas que deixam pingar gordura na broa, e da fêvera de porco dentro do pão acompanhada por salada de pimento bem temperada.
Eu ainda sou do tempo em que todos fazíamos roda à volta de um balão de papel de seda colorido e cada um mandava bitates sobre o ar quente e o ar frio que o vai deixar subir sem uma queda tristonha.
Eu ainda sou do tempo das cascatas S. Joaninas, com bonecos comprados a 100 escudos no Senhor de Matosinhos, que juntava crianças e adultos num corropio alegre e desprendido.
Eu ainda sou do tempo de ver as ruas enfeitadas com bandeiras e balões coloridos e flores de papel feitas por mãos pequeninas que todos os dias à noite se juntavam às gargalhadas.
Eu ainda sou do tempo em que paus de vassoura davam lugar a arcos de S. João e vozes de meninos e meninas alegravam ruas de concórdia e fraternidade numa marcha militar ensaiada. 
Eu ainda sou do tempo dos bailaricos de lambada e dos comboios humanos que juntavam três gerações.
Eu ainda sou do tempo do jogo do copo para as meninas solteiras, acompanhado de uma reza melancólica ao dito santo, para arranjar "um bom partido".
Eu ainda sou do tempo dos trevos de quatro folhas serem uma sorte mais sortuda quando encontrados nesta noite de alegria e folia. 
Eu ainda sou do tempo, em que o tempo era tempo... Hoje, só peço tempo para tentar recordá-lo e revivê-lo ao vosso lado M. e J.

Sem comentários:

Enviar um comentário