quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Quem não tem unhas, não toca guitarra!

O que se passa com as miúdas de 5/6 anos (a minha incluída)? Já se julgam gente ou quê?!
Unhas pintadas, lábios de cor escarlate e trejeitos de gente crescida?! 
Pleeeeease! Tirem-me deste filme! 
Em casa acho até super giro que as meninas brinquem ao faz-de-conta que sou  uma barbie, mas fora de casa? No colégio?! Há limites minha gente!
A M. tem aparecido frequentemente com as unhas pintadas à hora de almoço, quando a vou buscar ao colégio. Não gosto que ela o faça, e confesso-me um pouco desiludida com a permissividade das auxiliares de acção educativa face à situação.
A primeira vez estranhei mas pensei: "coisas de miúdas!". Expliquei-lhe que não era bonito, que podíamos fazê-lo em casa no fim-de-semana as duas mas que meninas da sua idade não deviam fazê-lo, que são coisas de mamãs e que esse tipo de produtos não são adequados a crianças, etc. Facilmente chegadas a casa, sem birra, retiramos o verniz rosa choque.
No dia seguinte, mãos escondidas atrás das costas. Não evito o meu olhar nº 360 de bruxa má. Do outro lado um grande sorriso de orelha a orelha e duas mãos de unhas pintadas... e de cor diferente! Uma mão de amarelo e a outra de azul (Lindo! Digno de se ver!). 
Confesso que não achei piada nenhuma! Ralhete! Alerta amarelo (ainda mais amarelo que as unhas da sua mão direita) para possível castigo se a coisa continuar!
Mãe tranquila! Com sensação de dever cumprido e mensagem transmitida! "M. verniz nem pensar! No colégio menos ainda! E apenas quando a mãe decidir que podemos fazê-lo, em casa, nas nossas brincadeiras de faz-de-conta que és gente crescida!"
Ufa! Interiorizado... pensei eu!
3º dia... mãe desesperada... fula mais precisamente! A mesma hora, o mesmo contexto geográfico e umas lindas unhas (e cutículas) pintadas de rosa vivo!
Mãe cabisbaixa! Furiosa! Não profere uma palavra sequer apenas lhe dirige um olhar sem número... desprezante!
Olhar da M. disperso! Boca que não fala mas olhos que dizem "Não sei o porquê dessa reação minha menina-mãe?!"
Entramos no carro. Continua o silêncio!
"Mãe?"
"Mãeee?!"
"Mãeeeeeee?!"
"Não me ouves?!"
"Não M... tu também não me ouves porque te hei-de ouvir eu?! Disse-te que não queria mais unhas pintadas e o que vejo eu hoje?!"
"Estás assim por causa das minhas unhas?!" (dah mãe! Por favor! Não sejas birrenta!)
"Claro que sim M. tinhamos conversado, entendestes claramente o que te disse... por isso não percebo o que vejo hoje?!"
"Mãe! Por favor! Tu disseste: M. não quero que pintes mais as unhas com verniz, certo? Eu assim fiz! Hoje não pintei as unhas com verniz... pintei as unhas com um marcador de feltro super especial da C.!"
Tirem-me deste filme, por favor! Juro que comprei bilhete para a sessão errada! Não sei se ria, não se se chore!
Daqui a nada aparece-me em casa com unhas de gel,
manicure francesa ou qui ça nerviz gel! Tenham dó de mim!

2 comentários:

  1. que máximo a resposta dela, desculpa, mas é de rir!
    Gostei das unhas joaninhas, uma boa ideia para a minha Joana ;)

    ResponderEliminar