terça-feira, 13 de maio de 2014

Conversas em banho-maria #1


Não tive ainda a oportunidade de conhecer pessoalmente a minha primeira convidada das Conversas em Banho-Maria mas, confesso, sigo tão assiduamente o seu blog que a imagino mais doce que toucinho do céu e mais fresca e viçosa que um ramo de salsa acabada de colher.
A Teresa Rebelo dá corpo, dá "voz", dá alma, a um dos meus blogs preferidos - o projeto Lume Brando.

Redatora publicitária freelancer e home baker, apaixonada pela família que adora mimar, pelos filhos - dois rapazes de 9 e 7 anos -, pelos livros e revistas de cozinha, assume também o contraditório papel - duro e tão gratificante - de gestora familiar.
O blog Mãedas5às8 foi espreitar a sua vida (só um pouquinho), conhecer com curiosidade o seu projeto e tentar desvendar os seus segredos na cozinha. ;)

Quando e como surgiu o projeto Lume Brando?
O Lume Brando nasceu em 2004 (faz 10 anos em 2014!), mais como um espaço de reflexão e comentário sobre tópicos ligados à comida e à culinária e não tanto de receitas. Trabalhava como copy numa agência de publicidade e um colega meu, que já tinha um blog, incentivou-me e ajudou-me a criar o meu (na altura havia códigos de programação que tínhamos de inserir, não era assim tão intuitivo como agora).

Com que objetivo?                                                                                 
Eu sempre gostei de tudo o que tivesse a ver com comida: livros, restaurantes, ingredientes, utensílios. No blog, podia escrever sobre isto sem as limitações de um briefing. Quando os meus filhos nasceram o blog ficou uns tempos parados, mas há uns quatro ou cinco anos reavivei-o e tornou-se assumidamente um blog de receitas, pois percebi que era isso que eu gostava num food blog (a par de boas fotografias e bons textos).

Ser boa cozinheira é um dom ou muitas horas de Master Chef? 
Não acho que seja um dom. Acho que é preciso gostar e praticar (o que implica não só fazer mas também ler, ver, perguntar, etc.). Apesar de sempre ter gostado de cozinhar, tenho a perfeita noção de que hoje cozinho bem melhor do que antes e ainda tenho muito que aprender e experimentar.

Focaccia Tomate&Alecrim
Nos dias de hoje as mulheres têm cada vez menos tempo para dedicar à cozinha, que sugestões dá a uma mulher que trabalha fora de casa, tem filhos e vida social q.b, mas tem também vontade de impressionar na cozinha? Planeamento e boas receitas: julgo que são os dois truques principais.  Há receitas muito simples com wow factor garantido. Se a lista das receitas e as compras forem feitas com antecedência, fica tudo mais fácil. Não devemos complicar: o importante é estar com os amigos e até podemos envolvê-los na preparação da refeição (com um bom copo de vinho a acompanhar, facilmente se cria um momento divertido de partilha e convívio). Os blogs são uma óptima fonte de sugestões e atalhos para petiscos e pratos bons mas pouco trabalhosos.

Gosta mais de comer ou prefere cozinhar?
Escolha difícil! Mas como todas a mulheres (e homens) que cozinham todos os dias, às vezes  dava tudo para não ter de fazê-lo. Acho que escolho “comer”. Sou um bom talher.

Onde faz as suas compras?
Spaghetti com Ameijôas
Em vários sítios diferentes. Sou fiel a muitos produtos de supermercados diferentes, o que torna a logística das compras mais complexa e demorada. Nos frescos, gosto das frutarias ao pé de casa, onde o serviço é mais personalizado e a qualidade (e o preço, infelizmente) é maior. Gostava de ir regulamente aos mercados biológicos, mas os que conheço são ao sábado e os meus rapazes têm imensas atividades nesse dia. Mas há algo que há muito deixei de comprar em super e hipermercados: peixe fresco. Era uma experiência que me deixava sempre frustrada. Agora só compro em peixarias de confiança ou nos mercados das lotas.

Comer bem custa muito?
Custa. E não estou a falar de fazer refeições fora de casa. Podemos ser criativos e tentar fazer refeições saborosas e equilibradas com um budget reduzido, privilegiando as frutas e os legumes da época, mais baratos e melhores do que noutra altura. Mas não vale a pena negar que se quisermos fazer uma alimentação variada e de qualidade vamos gastar mais dinheiro do que se fizermos escolhas básicas. Um exemplo: o frango do campo é mais saudável, mas é mais caro do que o frango normal. Julgo que cada um deve fazer as melhores escolhas, com o dinheiro que tem disponível para a sua alimentação.

O que não pode faltar na sua cozinha? Alho, limão e azeite (e ainda açúcar, ovos, manteiga e farinha, pois faço muitos bolos. Tenho sempre estes ingredientes em casa).

Almôndegas de Salsicha Fresca
Qual a receita que elege para dedicar a mães como eu: profissionais dedicadas, com mais que um filho, que acham que não têm jeito nenhum para a cozinha (e por isso dispensam) mas têm bocas exigentes lá em casa que não dispensam uma refeição?             As almôndegas de salsicha fresca: para ser mesmo rápido é só ter o molho de tomate já pronto (no Verão, costumo fazer panelas de molho de tomate que congelo para ir usando). Servidas com cuscuz simples (para mim o acompanhamento mais fácil e rápido de fazer), são um verdadeiro family 
pleaser.

Na cozinha, qual o pior erro que se pode cometer? 
Cozinhar contrariado ou desistir quando não corre bem.

Quem cozinha melhor, os homens ou as mulheres?                                  Não é uma questão de género. Há cozinheiros e cozinheiras excepcionais. Existe o mito de que os homens cozinham melhor porque há mais chefs de cozinha de topo homens. Mas julgo que essa discrepância existe porque os homens, culturalmente, sempre cozinharam mais por prazer do que por obrigação e sempre se puderam dedicar mais às suas carreiras profissionais do que as mulheres. Ser chef, pelo menos até há pouco tempo, não era uma escolha óbvia para uma mulher que, em casa, tinha de ir diariamente para a cozinha quer quisesse quer não.

O que mais a caracteriza – lume brando ou ponto de ebulição?               
Adoro todo o imaginário do ‘lume brando’ (slow food, tranquilidade, tempo para saborear), mas normalmente nunca saio do ponto de ebulição.

em ponto de caramelo                                                                        (perguntas de resposta rápida sem tempo para quase pensar, caso contrário corremos o risco de deixar passar o ponto)

Granola
Pequeno-almoço, almoço ou jantar? Pequeno-almoço
Peixe ou Carne? Legumes (mas não sou vegetariana)
Doce ou salgado? Agridoce
Olfacto ou paladar? Posso escolher os dois?
Prato que prefere degustar? Adoro entradas (bazulaque, por exemplo: é uma espécie de estufado com os miúdos do cabrito que a minha sogra faz e se come com pão torrado, tipo bruschetta. Delicioso.)
Prato que prefere cozinhar? Assado de legumes.
A sobremesa? Qualquer uma com limão. 
O livro de receitas? Tantos favoritos. Mas tenho um fraquinho pelo Martha Stewart’s Baking Handbook e pelos dois volumes Tender do Nigel Slater.
Cupcake de limão
Ervas aromáticas ou especiarias? Ervas aromáticas frescas. Mas como estas não costumam durar muito na minha varanda, tenho de ter sempre ervas secas e especiarias à mão.
O ingrediente? Limão
O melhor sítio? A cozinha que um dia hei-de ter
O utensílio de cozinha que não dispensa? Raspador comprido tipo Microplane e batedor de varas
A receita?
       Lemon curd
       50 ml de sumo de limão
       1 ovo L
       75 g de açúcar
       1 colher de sobremesa de raspas de limão
       30 g de manteiga à temperatura ambiente
       Levar ao lume o ovo bem misturado com o açúcar e sumo de limão.
       Com um batedor de varas, mexer sempre para não ganhar grumos, até engrossar.
       Deve demorar cerca de 10 minutos. Retirar do lume, incorporar a margarina em pedaços
       e a raspa de limão. Mexer até estar bem derretida e dissolvida no creme.
       Passar para um frasco esterilizado, tapar, deixar arrefecer e refrigerar. 
       Dura cerca de 15 dias no frigorífico.
Os que a inspiram? A família e os amigos (incluindo, os food bloggers que já se tornaram amigos)
Azeite ou manteiga? Azeite
Pausa para café ou chá? Café
Bolo ou bolinho seco? Bolo – recheado, coberto, com muito power
Keep it simple ou “A party without cake is just a meeting” - Julia Child

Obrigada Teresa pela disponibilidade e simpatia com que disse sim a este meu desafio. Obrigada por me fazer reviver velhos tempos, confesso, já tinha saudades! Foi bom voltar, ainda que, apenas, por breves momentos!

3 comentários:

  1. Obrigada eu Cristina! Foi um prazer participar e uma honra ser a primeira desta rubrica! Fiquei curiosa para ver quem se segue! Um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Muito giro! Gostei de ler. Também sou fã do Lume Brando!

    ResponderEliminar
  3. A minha querida Teresa é mesmo um doce :)

    ResponderEliminar