quarta-feira, 19 de março de 2014

P de pai

Não tens sido apenas palavra. Tens sido todo o seu significado, repleto de amor e cuidado, e ensinaste-me que na vida de um filho, pai ou mãe, devem ser mais que apenas uma palavra com três letrinhas, devem ser presença, amor, cuidado, carinho, sentimento... Assim me recordo de ti, assim quero que os meus filhos se recordem um dia de mim.
Agradeço-te a criança feliz e a adolescente boa cabeça que fui. Agradeço-te a mulher em que me tornei - nem sempre forte mas para sempre uma lutadora. E recordo em flash a tua vida, a minha vida contigo, as nossas vidas!
Recordo os nossos domingos pela manhã, a menina de cabelos escorridos que fui, deitada ao teu lado a assistir na televisão a mikizada. Recordo essas manhãs com tanta saudade Pai!
Recordo as noites em que pulei para a tua cama, pedindo o carinho que na minha era ausente e o calor que do teu abraço emanava sem esforço. Lembras a ladainha que te obrigava a repetir vezes sem conta?! Eu não cansava de a ouvir, prova disso é que hoje a repito aos meus filhos: "Oh J. estás a dormir, ou estás acordado..."
Recordo as bonecas no Natal, a bicicleta nova, a primeira máquina de calcular, o primeiro computador.
Recordo-me moça... e o gira-discos, que arranhava os discos de vinil hoje saídos de baús, e que punhas a tocar todos os sábados de manhã enquanto andavas nas tuas lides. Foram eles que me deram a conhecer o que de melhor no teu tempo se fez e me ajudaram a suportar as limpezas domésticas que sempre detestei.
Recordo o teu colo PAI nos momentos mais triste que vivi. Esse colo que sempre me confortou e que sempre me recebeu mesmo quando da minha boca as palavras não conseguiam sair.
Recordo-me mulher... e o teu abraço nos inúmeros momentos felizes que temos vivido como família. Recordo o teu beijo num dos dias mais felizes da minha vida - o do meu casamento - e o nervoso miudinho com que caminhaste junto a mim até ao altar. Sei que foi também para ti um dia especialmente feliz. Depois desse, outros se seguiram e recordo-os a todos, com a mesma intensidade que os viveste, com a mesma emoção que os teus olhos não esconderam.
Hoje PAI, no teu dia, não te darei telemóveis última geração, ou o último best seller da literatura, ou um fim-de-semana de sonho... dar-te-ei o que sempre me tens dado a mim, o melhor presente do mundo - a família. Dou-te o meu carinho e a minha admiração incondicional, dou-te os beijos lambuzados dos meus filhos, dou-te o meu sorriso aberto, dou-te o abraço que o meu marido gostaria de puder dar-te, dou-te o que dinheiro algum pode comprar - nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário