quarta-feira, 2 de abril de 2014

Conta-me histórias...

Hoje é o Dia Internacional do Livro Infantil. Soube-o logo pela manhã a caminho da escola, cerca das 8h15, com mais um Mixórdias de Temáticas da Rádio Comercial. Obrigada Ricardo Pereira e equipa da Comercial por me fazerem acordar do ar sonolento com extrema boa disposição.
Nessa hora planeei surpreender a M. e o J. 
Sem desculpas, hoje seria dia de uma das nossas leituras de cama (mesmo antes de dormir). Num passado ainda recente eu e a M. dedicávamos sempre este momento à leitura, ela adorava e eu gostava de a ver feliz. Hoje com tantas tarefas a executar antes de os adormecer (aos dois na minha cama) rapidamente são horas de dormir e ponto! E lamento porque, reconheço, leio muito menos à M. desde que o J. nasceu e consequentemente leio muito pouco ao J. Sei que a M. sente falta das minhas histórias, contadas de livro na mão ou inventadas e repetidas vezes sem conta (as suas preferidas), num teste à minha capacidade de memorização.
Por isso hoje, logo pela manhã, decidi que hoje seria dia D. 
Dei por mim a pensar de imedaito em uma ou duas opções, mas não me foquei muito nesse capítulo pois decidi que hoje seriam eles a escolher, fosse uma história com muitas ou poucas páginas.
Excusado será dizer que o tiro (que parecia tão certeiro!) me saiu pela culatra! Depois da última aula de ballet antes de férias (uma aula bem animada por sinal), conduzi rumo a casa. Fizemos os TPC da M. (hoje estava num dia de cansaço puro e por isso demoramos mais do que é habitual), lanchamos e, rapidamente, são horas de jantar. Segue-se um banho rápido ao quadrado (e por isso tudo menos divertido). Lava cabelos e corpo, limpa cabelos e corpo, põe creme, veste pijama, penteia cabelos, fala com pai via skype e... enquanto preparo as roupas do dia seguinte, atendo um telefonema (é tão bom falar com amigos de quem a azáfama do dia a dia nos afasta!). Volto ao quarto com a minha sugestão nas mãos e é incrivel como perdemos a noção de tempo quando estamos entusiasmados a falar com alguém! Ups! Imaginem o meu espanto - dormem profundamente, abraçados um ao outro, com o ar mais feliz e descansado do mundo.
Assim, reconheço que não comemoramos este Dia Internacional do Livro Infantil como a tradição obriga, mas tenho esperança que neste momento, na cabeça dos meus filhos, enquanto dormem o sono dos justos, lindas histórias encantadas se abrem como livros mágicos de princesas e piratas.
Afinal, depois do dia de hoje, muitos outros se seguirão e nunca é tarde para uma boa história. 

Sem comentários:

Enviar um comentário