terça-feira, 21 de maio de 2013

Sem resposta nunca fico!

Hoje quero contar-vos um episódio recente e com muita piada... pelo menos confesso a dificuldade que tive em conter a minha perplexidade e uma boa gargalhada.
As crianças são mesmo muito perspicazes!
A M. do pedestal dos seus 5 anos é deliciosamente refilona! Com ela ninguém fica sem resposta... mas é bastante inteligente nas suas respostas. Ora vejam lá se tenho ou não razão.
Desde que entrou para o colégio que mês sim mês sim (quando não semana sim semana não) temos festa de aniversário. Ou porque o Nuno faz anos, ou porque a Rita faz anos (e são tantas as Ritas!), ou porque a Maria faz anos... enfim, importante será dizer que a M. é uma criança bastante extrovertida e por isso popular entre os colegas. Assim sendo, recebe imensos convites para as festinhas de aniversário dos seus amiguinhos.
Nestas coisas tenho uma forma muito própria de pensar: se a convidam é porque fazem mesmo gosto que ela vá. Fico logo a imaginar a carinha triste do(a) aniversariante se os amiguinhos não aparecerem... este é um dia muito especial para os miúdos e é óbvio que querem uma fantástica festa, com muitos amiguinhos e, claro, muitos presentes. Como aqui em casa funciona a regra... "as pessoas importantes têm sempre espaço nos momentos especiais da nossa vida", quero crer que nas outras famílias o mesmo aconteça.
Por isso, quando a M. chega com um convite a casa digo sempre: "depois ligamos à Mãe do Nuno, ou da Rita, ou da Maria... a confirmar!" E eis que começa um diálogo fabuloso:
- Não quero ir mãe!
- M. se te convidam é porque fazem gosto que vás... então não queres ir porquê? Deves ir... é teu amiguinho(a)... vai ser divertido, vão brincar imenso! No teu aniversário não ficaste feliz por teres cá em casa os teus amiguinhos?!
- Sim, claro mãe, fiquei, mas não quero ir! Não és tu que dizes que o fim-de-semana é da família?! Com os meus amiguinhos estou a semana toda e convosco não! O fim-de-semana é da mãe e do pai!
E esta hein? E mais não digo! Que resposta dar a tão grande verdade?!
Adoro-te filha! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário