quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Diário de bordo: umas férias na 4ª dimensão

Lá fomos nós de malas aviadas... 
A porta de casa bateu-se... ufa, conseguimos! Mala do carro apilhada, miúdos prontos e eufóricos, e nós a rezar para que a viagem (de mais de 400 km) se fizesse entre sonos, soninhos e grandes sonecas...
13 dias longe de tudo e de todos... de telemóvel, de FB, de computador, de gatos, coelhos, passarinhos e peixinhos, longe de arrumações e desarrumações, de reuniões a horas decentes e indecentes... longe, a quatro numa 4ª dimensão qualquer!
E foi bom... muito bom! 
Dias atribulados mas deliciosamente atribulados... cansativos sim, mas deliciosamente cansativos. Brincamos, rimos (rimos muito), mimámo-nos, saltamos, nadamos, corremos e saltamos, comemos muito bem (sim, porque contrariamente ao que se diz, no Sul também se come muito bem, muito bem mesmo).
O J. cresceu e com ele cresceram mais dois dentitos e a espreitar está um outro, contam-se assim cinco. Escureceu-lhe ligeiramente a cabeleira loiraça de anjo papudo (que de papudo tem pouco) mas ainda assim continuou a ser o loirinho simpático que fez furor em terras alentejanas e algarvias. O J. mimalho que cativa com o seu sorriso rasgado, o seu dedo polegar na boca (do tipo bebé Nenuco) e o seu jeitinho dengoso e único.
A M. ficou ainda mais linda! Uma morenaça linda de cabelos compridos e rebeldes, de olhos de uma expressão única e de um sorriso maroto e cativante. Fomos de férias com ela e com a sua refilonice, claro, e suas respostas sempre inexplicavelmente aguçadas mas sem berros, sem birras, mas antes uma alegria imensa e um mimo de felicidade escandaloso.
Eu e o J. pai procuramos retemperar energias mesmo em vigilância 24 horas. Recordamos velhos tempos, velhas histórias, procuramos algum espaço a dois (e não é fácil com duas crianças)...
Foi bom... muito bom!
No Alentejo interior o ambiente foi familiar, no local habitual a que também nós, como tantos outros, chamamos "a casa"... A herdade que nos recebe durante o ano e a que já conhecemos os cantos e que sempre nos recebe de forma tão única e calorosa, que nos mima, que conta histórias, que vibra com as gargalhadas desta gente de palmo e meio e que nos proporciona momentos e experiências tão especiais.
Recordo o sabor meloso dos figos colhidos pela manhã; a beleza indescritível do pôr do sol que se vislumbra pela janela da sala de jantar e que, delicadamente, abraça o lago; o som da cotovia e das suas asas esvoaçantes que ora poisa no choupo ora se deleita sobre as águas; o som das pequenas rãs que desafiam os miúdos numa brincadeira de esconde-esconde; a imponência das oliveiras que se estendem ao sol - quente, abrasador, implacável; o cheirinho das pêras doces e suculentas que peneirentas descansam na fruteira todos os dias e fizeram as delícias de pequenos e graúdos após as refeições; o grito estridente (por vezes incómodo) dos miúdos que se divertem na piscina ou na caixa de areia, entre castelos de areia onde habitam princesas e dragões e lagos encantados com peixinhos e tubarões.
No Alentejo foi bom... muito bom!

 

O Algarve foi a cereja no topo do bolo. O verdadeiro "dolce far niente". Sol, praia, cheiro a maresia, a bolinha com creme que foi passando e nunca nos passava despercebida, horas tardias (ou nem tanto) para recolher e matutinas (às vezes até demais) para levantar, pequeno almoço de rainha, cama de rei e almoços e jantares de verdadeira princesa, mergulhos e contra-correntes, pirolitos a saber a sal e bocas lambuzadas de areia a saber mal, tererés depois de muito calcorrear e muita tagarelice sem nada custar!

        


Foi bom... muito bom! Foram férias e está tudo dito!

Ps. Ficam algumas sugestões de onde comer bem no Algarve:
Veneza (Paderne) - garrafeira e restaurante excelente, com vinhos de excelência a copo e os típicos pratos algarvios confeccionados com mestria por mais uma Maria deste Portugal das Marias. Atendimento 5 estrelas! Aconselho reserva.
Flor do Mar (praia da Falésia) - excelente peixe fresco de mar a preço muito acessível.
Pizzaria Falésia (praia da Falésia) - massas deliciosas, pizzas muito bem confeccionadas e com diversidade de ingredientes, um tiramisu divinal e um atendimento jovem e super simpático!
Retiro do Camponês (Vale Judeu) - excelente salada, pão delicioso (cozido em fornos a lenha), carnes maravilhosas, ambiente descontraído e típico. Só abre ao jantar e é muito procurado por isso aconselho reserva. 
Le Club (praia de Sta Eulália) - excelente opção para almoço, jantar ou até mesmo um lanchinho. Infelizmente não tivemos oportunidade para jantar mas não deixamos de nos regalar com as tostas e saladas excelentes. Aqui a bolinha de praia é mesmo muito boa! Das minhas preferidas... É de comer e engolir a gula para não repetir. E apesar de não ser comida com o   pé na areia, esta fica a dois escassos passos!
Piri Piri (Albufeira) - ambiente totalmente aconselhado a famílias, muito cosy e agradável. Um espaço bonito, descontraído chic! O frango é dos pratos mais famosos e percebe-se o motivo... delicioso à visão, olfato e paladar! 

Sem comentários:

Enviar um comentário