segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Já vejo o 1º ano por um canudo!

A M. ainda está de férias. Desde julho que as goza em casa da avó L. e do avô M. a aproveitar o jardim e a piscina e todos os mimos (gastronómicos e não só) da avó.
E nota-se bem a diferença do dormir mais, do descansar mais e do andar mais relaxada sem o stress de cumprir horários. A diferença é notória: mais torneada e mais crescida, até porque, afinal, está já aí uma nova fase... uma fase de gente crescida! Com obrigações, privações, e umas quantas outras palavras de gente crescida terminadas em ões - a entrada no ensino básico (primeira classe do meu tempo).
E para esta nova fase há que escolher mochila, que deve ser gira mas acima de tudo confortável, resistente e a um preço acessível (escolher a mochila ideal); livros escolares (não há como fugir, a alternativa pode sempre ser consegui-los em segunda-mão quando há garantias de que foram bem estimados), material escolar (aqui sim procurar é o segredo e diz-me a experiência recente que pesquisar preços em lojas online pode ser uma excelente solução, fazem entregas em casa a um preço de portes justo e poupam-nos em muito do stress de andar de um lado para o outro).
Lembro-me perfeitamente do entusiasmo que senti quando, há 30 anos atrás, recebi a minha primeira pasta escolar. Os tempos eram bem diferentes dos de hoje... éramos felizes com menos e talvez por isso mais criativos (as notas de Monopólio eram também os tostões com que fazíamos compras na lojinha das nossas brincadeiras, os trajes de carnaval as fatiotas com que íamos a bailes e chãs da cinco), éramos menos exigentes e, também por isso, felizes com um simples berlinde, carica ou bola pinchona. 
Hoje, passados 35 anos tenho em casa uma sagitariana que como eu entrará no 1º ano com apenas cinco anos. Cinco anos bem diferentes dos meus - os dela mais sábios, mais refilões e independentes, menos envergonhados, mais desenvolutos, contudo igualmente inocentes e infantis.
Hoje, passados 35 anos olho a minha filha e recordo o brilho do meu olhar nos olhos dela. E que saudades me dá de voltar a ser criança... de mochila às costas com o entusiasmo de primeiro dia de escola.
Vamos lá aos preparativos. O 1º dia no colégio está quase quase a chegar! 


A minha primeira mochila escolar era uma pasta como esta
mas do Ursinho Micha e os seus amigos, da Ambar.
Que pena hoje a Ambar não apostar nestas coisas e dar o salto!


 A M. fez questão de ajudar nos preparativos do seu material. 
Afinal, ela é que vai para o 1º ano! E maia nada!

Lápis de cor da Giotto com espaço pré-definido 
para identificação com Nome. Boa!

Coleção da Ambar 2012... este passarinho é um delírio!

1 comentário:

  1. Espero que corra bem a entrada da M. no 1º ano, a Sofia também entrou ela anda ansiosa e feliz da vida :)
    Beijos

    ResponderEliminar