quinta-feira, 20 de junho de 2013

Sai uma mousse de chocolate para um quarteirão!


A M. adora chocolate.  Ainda hoje recordamos com carinho e muita saudade o que ela dizia aos três anos quando começou a prová-lo: ADOOOORO!!!!
Lembro perfeitamente de lhe perguntarmos: M. o que mais adoras? E a resposta era prontíssima: XU-LA-TE!
De leite ou de culinária, preto ou branco, em tablete, ovinhos, barrinhas, pepitas, bolo, gelado, brigadeiro... qualquer coisa serve, mas, sabe bem quem a conhece, o seu formato preferido é mesmo em mousse . É apreciadora e sabe compará-las. Claro que a sua referência é uma mousse de chocolate muito especial – a da mamã da M. (eu própria). Engana-se quem pensa que é grande chefe de culinária (deixa essas habilidades para o pai) mas, para a M. a melhor mousse de chocolate do mundo é da mamã e fim de discussão.
E é esta simples frase, mas mágica aos meus ouvidos, que me faz derreter, de quando em vez, mais que o chocolate e a manteiga que uso na sua confeção.
Confesso que é simples, simples de confeccionar (pobre M. há-de perceber isso um dia! E mais, que a receita não é minha e que a plagiei)!!! Básica mesmo.
-       125 gramas de açúcar com 5 gemas de ovo;
-       1 tablete de chocolate (uso 70% Cacau da Lindt) com 125g de manteiga;
-       Tudo em banho-maria.
-       Envolver este preparado, depois de devidamente líquido, com claras batidas em castelo.
-       Frigorífico!
Se há receita de mousse facílima de executar, como podem confirmar, é a minha! Mas pelos vistos é na simplicidade que está muitas vezes a grande ciência. Quero lá saber se a minha mousse é gastronomicamente bem confeccionada, se tem a textura, o sabor e a consistência mais desejável, para esta mãe basta ver aqueles olhinhos negros a brilhar e aquela boca toda lambuzada a pregar-me um grande beijo molhado.
Como é óbvio são muito raras as vezes em que a presenteio com tal surpresa e quando o faço regro muito a quantidade (com esta gulosa cá em casa não pode haver sobras para o dia seguinte).
Hoje foi um desses dias especiais. Em dezembro, no seu aniversário levou o bolo de praxe para a escola - fez questão de levar para amigos, educadora e auxiliar o já famoso pão-de-ló do papá - mas, como sempre, e porque é uma menina muito atenta, cantou o fado à mamã e pediu que lhe fizesse a mousse especial pois assim levaria algo feito pelo papá e algo feito pela mamã (miúda esperta!). Pois bem, a mousse foi um sucesso (o pão-de-ló também claro mas nada de novo). Nessa altura fez-me prometer-lhe que levaria 2ª dose antes do ano acabar… pois hoje foi dia de cobrador.
Quando ao final da tarde cheguei à escola já tinha tudo planeado – mousse de chocolate para todos amanhã. UPS! UPS! UPS!
E antes que a piralha fizesse questão de lembrar-me que “o prometido é devido” e me obrigasse a adulterar um pouco o ditado e tornar o prometido tão frágil e quebrável como o vidro, cheguei a casa, depois de um dia de trabalho cansativo, e mãos à obra.
Com a sua sempre preciosa ajuda, de avental e tudo, lá fizemos mousse para a pequenada amanhã. Estou certa de que o ABC vai estar todo na ponta da língua, que mais docinha do que é habitual, vai fazer escorregar letrinha por letrinha com sabedoria em português ou “estrangeiro”.



p.s. Começo a achar que a M. tem um dedo mindinho especial. Curiosamente desde a manhã de hoje que fala deste pecado da gula.  Na viagem para a escola ouvia traulitar “Coração de chocolate, bate, bate, bate, bate; Coração de tabelete, pelos amigos se derrete”, pergunto será que me fez lavagem ao cérebro e resultou? ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário