quinta-feira, 27 de junho de 2013

Verão arco-íris

Durante anos, o verão para mim foi azul... lembro-me que as férias soavam a Verão Azul e eu, miúda naquela altura, aguardava ansiosamente por elas. Alguém se lembra com a mesma nostalgia que eu do verão pintarolado dessa cor? 
Hoje, os meus filhos têm o verão pintado numa tela multicolor onde estão presentes as cores preferidas de todos os meninos. Para a M. tenho a certeza de que ele é cor-de-rosa e para o J., quase aposto, tem qualquer cor pois todas as cores são ainda uma descoberta. Mas confesso-vos o meu Verão ainda que, apenas e tão só azul, deixa-me muitas saudades.
Para os meus filhos hoje o Verão tem cheirinho a protetor solar comprado na farmácia e com um fator de proteção elevadíssimo para não queimarem a pele, salvaguardando que é mineral para os mais pequeninos... para mim tinha cheirinho a creme Nivea, da latinha azul, e que se usava e abusava para tudo.
Para a M. e para o J. tem sabor a sumo de laranja fresquinho servido numa esplanada qualquer ou a ameijoas à bolhão pato do mar de Angeiras, tem sabor a frutas diversas frescas, coloridas e, ainda, a gelado de chocolate e morango... para mim tinha sabor a cevada quente servida em copo de garrafa térmica e pão de leite, comprado fresquinho na padaria ao pé da paragem do autocarro junto à praia, barrado com Planta.
Verão para eles soa a música XPTO que está no top das melhores de 10 e que toca em todas as rádios, aqui ou na conchinchina... para mim era o barulho do autocarro que nos levava todos os dias de manhã para a praia com a avó, era o barulho do pregão na lota de Matosinhos quando a avó ia comprar a petinga fresquinha para o almoço, eram as nossas gargalhadas a entrar na água fresca do tanque de pedra depois de uma manhã de praia deliciosamente exaustiva, o mesmo tanque onde a avó lavava a roupa com sabão rosa até esta ficar imaculadamente branca.
A M. está ansiosa por segunda-feira. F-É-R-I-A-S! E tem mil e umas razões para isso porque apesar do Verão dela ser multicolor e o meu, enquanto criança, ter sido apenas azul, numa coisa o nosso verão é igual, igualzinho... na companhia! Poder desfrutá-lo na companhia dos avós é mesmo uma sorte! Aproveitá-los até quase à exaustão - abraçá-los, aborrecê-los, aprender coisas que mais ninguém é capaz (e tem a paciência) de ensinar... 
Durante os meses de julho e agosto a M. será rainha. Vai matar saudade dos lanchinhos deliciosos que sabem a amor incondicional, das sonecas no sofã da casa da avó que valem por mil noites dormidas, dos miminhos na cabeça e das meias-solas nos pés... enfim, vai aproveitar estas férias em casa da avó para mergulhar na piscina de afetos que tem um nome - avó L. 
E haverá melhor sorte? 

Sem comentários:

Enviar um comentário